Observando Ana Luiza pude notar várias coisas. O bebê dá sinais de aborrecimento à mãe aos quais ela responde. Sua inquietação e choro fazem-na sentir que ele não pode esperar muito mais pelo alimento. Precisa dele agora. Na verdade ela não pode saber ao certo que aspectos da alimentação global ele deseja mais: o leite para saciar a fome?Ficar pertinho da mãe, enlaçado em seus braços?Ficar agasalhado e sentir conforto junto ao corpo da mãe? Cheirá-la e senti-la?Sugar ou sentir o bico do seio na boca?
Ninguém pode saber ao certo, em tratando de um bebê de duas semanas de idade, se é um aspecto em particular, ou vários, ou todos eles que o levam a chorar. Como precisamos observar nosso bebê e aos poucos ir conhecendo-o e desvendando suas necessidades e desejos especiais. Ana Luiza mostrou desde cedo ser importante para ela sentir o bico do seio na boca, dormir com ele e conservá-lo ali tanto quanto fosse possível. Mas cada bebê é distinto. Naturalmente leva tempo até que o par mãe-bebê chegue a se conhecer e a compreender um ao outro.
Raquel Fernanda
Menina!!!
ResponderExcluirSeu espaço é uma verdadeira doçura...
Como é bom poder encontrar um cantinho assim, cheio de cuidados, carinhos e preocupações com aqueles que são nossa extensão.
Um grande abraço
Obrigada Malu.
ResponderExcluirVc sempre será bem vinda.
Forte Abraço!