quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Saiba mais sobre Puericultura



Puericultura: 

É uma especialidade médica que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto bio-psico-sócio-cultural.
 
Nas consultas periódicas, o pediatra observa a criança, indaga aos pais sobre as atividades do filho, reações frente a estímulos e realiza o exame clínico. Quanto mais nova a criança, mais frágil e vulnerável, daí a necessidade de consultas mensais. Em cada consulta é avaliado como a criança se alimenta, se as vacinas estão em dia, como brinca, condições de higiene, seu cotidiano... 
                 É importante também o pediatra conhecer o seu bebê !

O acompanhamento do crescimento, através da aferição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Sempre, a cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens devem ter seu crescimento avaliado.

 Crescimento  é o ganho de peso, altura – um fenômeno quantitativo, que termina ao final da adolescência. 
 Desenvolvimento é qualitativo, significa aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e geralmente é um processo contínuo. 

O conjunto é sempre analisado a cada consulta pediátrica e o pediatra é a pessoa mais indicada para orientar os pais em relação à saúde de seus filhos, no sentido amplo da palavra saúde, ou seja, no seu contexto bio-psico-sócio-cultural, sempre levando em conta todos esses aspectos. 

É muito importante que os pais possam estabelecer uma relação de mútua cooperação com o seu pediatra, tirando dúvidas, tendo alguém de confiança a quem recorrer nos casos de doença, podendo, enfim, ter alguém habilitado a ajudar cuidar adequadamente de seu filho. 
               

 Vejamos, então, a dicas de Puericultura:

  •  Escolha o seu pediatra antes do bebê nascer ! 
  • Peça uma visita dele ainda na maternidade, para que ele possa orientar a amamentação, tirar suas dúvidas iniciais e já conhecer a família !
  • Quando tudo na maternidade ocorreu dentro do esperado e não houve nenhuma outra orientação à alta hospitalar, o RN deve ir ao pediatra aproximadamente aos 7 dias de vida, para se avaliar como está indo o aleitamento materno (que deve ter sido orientado desde a maternidade), para se avaliar o ganho de peso, o crescimento, entre outras coisas... Se tudo estiver dentro do esperado... com 1 mês deve-se ter a segunda consulta.  A partir daí, sugerimos que as consultas para acompanhamento normal da criança sejam: Até um ano : consulta pediátrica mensal 
         No início da vida, as consultas devem ser frequentes, pois nessa fase de adaptação mãe-filho, pais-filhos, é fundamental uma supervisão próxima, tanto para tirar dúvidas, como para orientações e um acompanhamento que garanta um desenvolvimento e crescimento saudável da criança.        

De 1 a 2 anos: consulta bimestral a trimestral

Dos 2 aos 4 anos: consulta semestral

Acima de 4 anos: consulta anual, até se iniciar a adolescência, quando novamente devemos estreitar a observação clínica a cada 6 meses, no mínimo.

Estas recomendações são válidas para o acompanhamento da criança saudável, ou seja, sem nenhum agravo, seja este físico, psíquico, alimentar, ou de qualquer outra natureza, assim sendo, se no acompanhamento da criança acontece qualquer alteração, doença ou situação que precise ser mais avaliada ou supervisionada, o pediatra pode precisar de consultas e/ou retornos mais próximos ou frequentes. 

 Fonte: Dra Raquel Quiles e Sociedade Brasileira de Pediatria

Um comentário:

  1. Olá Boa tarde!

    Estive vendo seu site e ele é muito bom, parabéns!
    Por isso venho te convidar a conhecer e participar do Agrega Pais, o único agregador de links exclusivo com assuntos para papais mamães, avós e a família em geral.

    Nele vc pode divulgar seu site sem custos apenas participando e para participar você pode enviar um link direto pelo site e também pode se tornar parceira com possibilidade de divulgarmos ainda mais seu blog. E melhor, tudo isso de graça!
    Uma ótima forma para você aumentar seus leitores.

    http://agregapais.com.br/
    Att,
    Edna Corsi

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker