sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Masturbação infantil?

Quando observamos crianças e até bebês, podemos notar que algumas vezes eles  mexem nos seus genitais. É uma maneira de explorar o corpo, faz parte do desenvolvimento, ao tocar o corpo eles irão criar uma imagem que no início, ainda não possui, descobrem que algumas parte do corpo dão mais prazer que outras e acaba mexendo com eles com maior frequência.

A masturbação pode ser mais frequente quando a criança esta mais triste, sonolenta e esse comportamento proporciona além de prazer, um alívio de tensão.

É importante o adulto agir com naturalidade frente a esta situação. Esta prática, não significa que eles estejam se tornando promiscuas ou perversas.

Mas é importante que a criança perceba que apesar de ser normal, é uma atividade intima, e deve ser feita em local reservado.

A masturbação torna-se problema quando é excessiva, acompanha de outros sintomas, como isolamento, baixa auto estima e chupar o dedo. Nesse caso indica conflitos emocionais importantes, deve-se procurar ajuda de um profissional.

É importante salientar que na infância, o prazer da manipulação do corpo não está relacionado a ato sexual. Quando falamos em sexualidade infantil, não estamos falando que a criança apresente a mesma sexualidade genital como os adultos.

3 comentários:

  1. Este últimos dias tenho lido mts texto que abordam o tema mais temido pelos pais de crianças de 2 á 10 anos" Masturbação infantil",, assustado? Pois é ela existe, é real, e seu filho se ainda ñ fez, com certeza vai fazer... Então, Freud como todos sabem tem textos interessantíssimos além de outros autores é claro... Enfim lendo alguns artigos aqui e ali percebi que hoje em dia com o aumento da percepção da sexualidade infantil, alguns psicólogos estimulam largamente este comportamento e ainda equivocadamente orientam os pais a tb ñ interferirem em nada, fiquei mt preocupada, acho que a interpretação dos textos de FREUD foram analizadas de forma equivocada, gente Freud só queria provar que a criança tem sim estímulos sexuais, que é um sintoma de saúde mental ela procurar conhecer as sensações que o corpo pode lhe oferecer, mas é só isso e pronto; Pense comigo, no mundo em que vivemos com a televisão bombardeando nossas casas com cenas de nudez e sexo explicito, como é possivél um pai pegar deus filhinho ou filhinha de 3, 4, 5, 6 ou 7 anos se masturbando no quarto e simplesmente fechar a porta para lhe dar mais privacidade, ou como eu li em um artigo e seus comentários ( que fique para registro quase cais da cadeira quando li) a mãe compartilhando que sua filha de 14 nos se masturba desde os 7 e a orientadora da escola lhe aconselhou a ñ falar nada, dizer apenas para que ela se tocar dentro do quarto, e desde então ela faz isso, o único inconveniente segundo a mãe é que ela geme mt alto... Como assim? Fiquei pasma e quase morri de tanto rir imaginando a cena, será que esta "orientadora" esqueceu que a menina pode ter pai, irmãos além de mãe? Poxa é claro que ninguém deve bater em seu filho após pegar uma situação dessas, mas deve conversar, orientar, explicar que se tocar deve ser mt divertido, pq conhecer o corpo é algo mt especial, mas deve explicar tb, que as genitais, devem ser tocadas , para realizar a limpeza na hora do banho e das fezes, a mesma ñ deve ser manipulada por ninguém. Gente vc se calar , ou incentivar este tipo de comportamento pode ser um risco mt grande, afinal uma criança se toca por prazer, ela ainda ñ tem fantasias sexuais e um pedófilo pode se aproveitar disso durante um bom tempo, pq papai e mamãe sabem que eu me toco e nunca disseram nada outra pessoa tb pode fazer isso comigo e é claro que ñ tem problema, pode ser um primo mais velho, um coleguinha com um educação diferente da minha ( que pode conviver num ambiente promiscuo e com vários hábitos sexuais aprendidos por indução , ou imitação com outro adulto), continua logo abaixo...

    ResponderExcluir
  2. pode ser um irmão, enfim pode ser td. Quando uma criança se masturba ela tenta aliviar algum tipo de tensão, ela pode estar entediada, pode ter mt energia e descarrega isso na masturbação, ou pode simplesmente estar viciada a este tipo de atividade, e todos os casos exigem atenção, seu filho pode estar se sentido sozinho e sem atividades suficiente para ocupar o tempo ocioso, ele pode estar fazendo da atividade uma válvula para descarregar a frustração e raiva, ou pode esta sendo exigido demais e por isso corre para a masturbação em todos os casos vc deve dizer ñ a este comportamento ele vai existir, ele vai ser um sintoma de saúde mental sim, mas ñ deve ser incentivado, em alguns casos quando a criança já tem entendimento vc deve conversar abertamente explicar o que é a masturbação, explicar que existe pessoas que se aproveitam de crianças e que isso ñ é um comportamento adequado para crianças, ajude seu filho a achar uma atividade que lhe der prazer e que seja segura, de mais atenção e monitore isso iniba cada vez mais este comportamento ( sem estresses é claro) , mas cuide de seu filho pq o perigo mora ao lado e na maioria das vezes vc pode evita-lo. Masturbação é normal e esperado, mas estimular este comportamento ( ou fingir que ñ viu) ñ é, seu filho vai ter tempo de sobra para explorar o corpo na adolescência e na vida adulta.
    Em algumas pesquisas que li, quase todos os adultos abusados quando crianças dizem se sentir ressentidos ou mesmo com raiva dos pais que nunca lhe orientaram sobre o assunto, pense nisso... www.coisasdemulher.co.cc

    ResponderExcluir
  3. Sabe que enquanto lia o comentário acima eu concordei? Eu sempre pensei nisso. Que se uma criança acha que é normal sentir prazer manipulando o próprio corpo e não ser orientada pelos pais, será para ela normal também se um pedófilo a ajudar com esse prazer.

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker