quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Seu filho(a) tem dermatite atópica? Saiba como cuidar da sua pele.


A dermatite atópica é uma doença crônica, que deixa a pele seca e muitas vezes inflamada. A coceira é o sintoma principal. Inicia geralmente nos primeiros anos de vida e afeta crianças com história pessoal ou familiar de asma, rinite ou mesmo de dermatite atópica. Além da genética, alguns fatores externos podem contribuir para o aparecimento das lesões na pele.
Por que a pele coça?
Existem alterações genéticas que rompem a camada de proteção e deixam a pele mais suscetível à penetração de substâncias potencialmente irritantes, que vão gerar a inflamação. A própria pele seca, por si só, provoca a coceira. Coçando, permitimos a entrada de novas substâncias irritantes. Este ciclo interminável de coceira-lesão-coceira prejudica a qualidade de vida das crianças, provocando alterações no sono, irritabilidade e até estigmatização escolar. A hidratação é uma das principais ferramentas para conter a coceira e a inflamação. Assim como nos conscientizamos da importância do filtro solar, precisamos reconhecer a importância do creme hidratante para proteger e fortalecer a pele.
Algumas dicas para manter a pele da criança saudável:
• hidratar a pele pelo menos 2 vezes ao dia, com hidratante hipoalergênico;
• o banho deve ser rápido, morno e com pouco sabonete;
• utilizar sabonetes brancos sem muito cheiro, ou glicerinados;
• usar somente roupas de algodão, inclusive o uniforme da escola;
• lavar sempre as roupas do seu filho com sabão líquido claro e não usar amaciante;
• limpar o vaso sanitário de casa apenas com álcool ou detergente neutro.
Alimentação e clima
É muito raro a criança ter alergia a um alimento junto com a dermatite atópica. Quando acontece, geralmente se dá antes de um ano de idade e está relacionada principalmente ao leite, ovos, trigo e soja. A análise e determinação de uma alergia alimentar deve ser feita sempre pelo médico.
As situações de estresse também podem piorar a dermatite, bem como as alterações climáticas com mudanças bruscas de temperatura, calor excessivo (transpiração) e baixa umidade do ar.
Conheça os grupos de apoio à dermatite atópica no Brasil: www.aada.org.br

Fonte:  Site Conversando com o Pediatra

Um comentário:

  1. Olá, Raquel! Vim lhe responder ao comentário que vc deixou em meu blog perguntando se poderia copiar o texto "Cocaína assassina"! Fique a vontade minha amiga, coloquei lá para isso! Forte abraço... Carlos Adriano F. dos Santos.
    www.adrianogauchopoa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker