terça-feira, 18 de outubro de 2011

Qual o papel da TV no desenvolvimento infantil?

Eu não deixo minha filha assistir qualquer coisa na televisão, me preocupo muito com o conteúdo, pra quem ainda não conhece, vai a dica  do programa favorito aqui de casa.


Qual o papel da TV no desenvolvimento infantil ?

Sabemos que uma criança precisa de cuidados, atenção e experiências enriquecedoras em cada fase de seu desenvolvimento. Os adultos têm grande importância na maneira como as crianças encaram a vida e, certamente, a televisão desempenha um papel de grande responsabilidade também.
A TV pode ter outras funções mais úteis para as crianças além de entreter. Usada com responsabilidade, pode muito bem contribuir para o desenvolvimento infantil. O que as crianças absorvem da televisão depende de muitas coisas. A TV irá atingir cada criança de forma diferente. Além disso,  a mesma criança reagirá diferentemente aos programas de TV nos diferentes estágios da sua vida.
Seus efeitos também dependem de quais programas as crianças assistem e, principalmente, como estes programas são feitos.Os efeitos positivos da televisão no desenvolvimento infantil podem ser divididos em três categorias: cognitivo, afetivo e físico.

Efeitos positivos no desenvolvimento cognitivo: são aqueles que os pais facilmente podem associar como um preparatório para o aprendizado escolar, como aprender a contar, as letras do alfabeto, os nomes das diferentes formas geométricas.

Efeitos positivos no desenvolvimento afeito: são aqueles que ensinam os diferentes sentimentos que temos nas mais variadas situações; que ensinam sobre o relacionamento com outras pessoas e sobre a vida social.

Efeitos positivos no desenvolvimento físico: são aqueles que ensinam sobre saúde e atividades físicas, incluindo alimentação saudável, noções básicas de higiene, postura e coordenação.


Quintal da Cultura

Lá no Quintal, a criançada pode brincar e assistir a uma programação inteligente! Ludovico e Doroteia são dois irmãos de cabelos coloridos e muita criatividade na cabeça; Minhoquias é uma minhoca maluca e tagarela; e Quelônio, um sábio jabuti de mais de cem anos. Juntos, eles vivem muitas aventuras, inventam brincadeiras, contam histórias, fazem bagunça  e convidam todos os dias a molecada para brincar com eles no Quintal.


Galera quintal
Quintal da Cultura

O Quintal da Cultura é um programa feito para crianças em idade pré-escolar, aproximadamente entre os 3 e os 5 anos. Mas também, atinge uma parcela mais velha e a mais nova da audiência infantil.
As crianças em idade pré-escolar ainda não são alfabetizadas e sua atenção é facilmente atraída por imagens em movimento e efeitos sonoros. Sabemos que uma criança precisa de cuidados, atenção e experiências enriquecedoras em cada fase de seu desenvolvimento.


 

Desenhos do Quintal

Conheça os desenhos exibidos no Quintal da Cultura Infantil


Os Anjinhos
Backyardigans
Dora, a Aventureira
Escola Pra Cachorro
Brincadeiras Musicais
As Aventuras de Toot & Puddle
Cocoricó
Sid, o Cientista
Pocoyo
Os Amigos de Miss Spider
O Mundo Redondo de Olie
Charlie & Lola

2 comentários:

  1. Aqui em casa adoramos o Quintal da Cultura!

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Assim como vc também sou muito preocupada com a programação da TV para os meus filhos. Tenho 03 filhos, Brenda com 09 anos, Yan com 06 anos e Renzo com 03 anos, aqui em casa só entra programação com conteúdo, ou seja, educativo e voltado para o universo infantil, sei que a televisão tem uma grande influência na formação de nossos filhos, por isso devemos ficar atentos no que eles assistem. Somos fãs do canal Cultura e ficamos ligadinhos no Quintal todos os dias!

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker