segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A paternidade muda o cérebro

Este mês saiu uma máteria interessante na Revista Mente e Cérebro, vale a pena conferir.



A paternidade muda o cérebro - Mente e Cérebro




Homens ficam mais atentos e acolhedores com a chegada do bebê

Por muitos anos os pais atuaram como coadjuvantes na educação dos filhos, assumindo a tarefa de prover o sustento, só cuidando diretamente deles em casos excepcionais, quando a mãe estava impossibilitada de dar conta dessa tarefa. Para o homem, trocar fraldas ou dar banho em seu bebê era algo atípico e até constrangedor. Mas com as transformações sociais e culturais das últimas décadas, que tornaram a presença feminina no mercado de trabalho cada vez mais forte, a divisão de tarefas dentro de casa precisou ser revista. Hoje parece distante essa época. Os homens ganharam o dever – mas também o direito – de acompanhar de perto cada etapa do desenvolvimento dos pequenos. Muitos que não tiveram um modelo paterno de maior proximidade física e afetiva precisaram descobrir (às vezes a duras penas) um novo jeito de ser pai.

Os ganhos, porém, foram inegáveis, tanto para os adultos quanto para as crianças.Hoje se sabe, por exemplo, que os homens influenciam as crianças de modo único: desempenham o papel de desafiá-las e instigá-las a desenvolver capacidades emocionais e cognitivas para enfrentar o mundo. Em um artigo de 1958, o psiquiatra britânico John Bowlby lançou uma ideia até então controversa, que ficou conhecida como teoria do apego: segundo ele, para se desenvolverem bem, todas as crianças necessitam de um relacionamento saudável e seguro com um adulto. Sua obra se atém à natureza do vínculo da criança com a mãe. No entanto, nos anos 70 surgiram os primeiros estudos realmente voltados para os pais: eles são tão capazes quanto elas de cuidar dos filhos.

“Homens estão igualmente aptos a compreender o choro de seus bebês como sinal de fome ou de cansaço e responder a essa demanda da criança”, reconhece Bowlby. Diante de um recém-nascido irrequieto, adultos de ambos os sexos têm as mesmas respostas fisiológicas: alterações na frequência cardíaca, respiração e temperatura da pele. Assim como as mulheres, homens vendados conseguem distinguir seus bebês em meio a uma fileira de outros, numa enfermaria, apenas tocando suas mãozinhas. A psicóloga Anne E. Storey e seus colegas da Universidade Memorial de New-foundland, no Canadá, descobriram recentemente que o nível de testosterona dos pais diminuiu em um terço nas primeiras semanas após seus filhos terem nascido, uma mudança que sugere que o homem fica menos agressivo e mais acolhedor nesse período.

Alguns representantes do sexo masculino podem até sofrer de depressão pós-parto: em uma avaliação de 2005 com 26 mil pais e mães, o psiquiatra Paul G. Ramchandani, da Universidade de Oxford, verificou que 4% dos homens apresentavam sintomas da patologia até oito semanas após o nascimento dos filhos.

Leia mais sobre o que acontece no cérebro de pais e mães na edição de dezembro de Mente e Cérebro, n° 227.

3 comentários:

  1. Oi sou lá do dihitt, muito interessante esse post, quando meu filho nasceu (tem 5 anos hoje), tive depressão pós- parto e meu marido foi um anjo na nossa vida, falo sempre q ñ sei o q faria sem ele por perto, ele é do tipo q trocava fralda, dava mamadeira, dá banho até hoje, limpa bumbum...rsrsr
    paizão.
    Graças á Deus os tempos mudaram.
    Beijo.
    Seguindo.
    http://beleza-facil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, Seja Bem Vinda.

    Realmente o papel do pai é super importante. Não só para a criança mas pra gente tbm. Acho bacana os homens que participam ativamente da criançãos dos filhos. Creio que isso seja a maior demonstração de amor pelos filhos e pela companheira na qual ele escolhe para construir uma vida juntos.

    obrigada pelo comentário e pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga,
    Primeiramente quero agradecer por sua vizita e pelo comentario, OBRIGADA!!*.* Claro que tbm ja sou sua seguidora flor...

    E tbm falar sobre seu post:

    Eu moro na Alemanha a quase 11 anos, quando minha filha nasceu, minha mae nao pode vir, eu tive que me virar sem ela mesmo =( e se nao fosse a ajuda do meu esposo nao teria conseguido.
    Morar longe da mae é super dificil, gracas a Deus, nao tive depressao e nem qualquer outro tipo de doenca apos o parto e meu marido fez tudo pra mim e pra nossa filha linda, que mes que vem completa 9 aninhos!!

    Parabens pelo blog lindo e muito explicativo!

    Vou deixar meu twitter, pra gente se seguir, e assim nao perderemos contato e ficaremos sempre em dia com nossos posts!

    Beijinhos linda!!

    http://delicadaevaidosa.blogspot.com

    Twitter= @xdelicadax

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker