domingo, 22 de maio de 2011

CRIAÇÃO DOS FILHOS SEGUNDO A BÍBLIA

Um estudo dos princípios bíblicos para a educação e o treinamento dos nossos filhos

Sabendo sobre a importância da tarefa de educar os nossos filhos, vamos pesquisar a Palavra de Deus para descobrir os MÉTODOS ACERTADOS indicados por DEUS para alcançarmos o nosso objetivo.
Os seguintes versículos contém palavras chaves que indicam os métodos a serem empregados pelos pais na educação dos seus filhos.

1. INSTRUIR (Prov. 22:6). A palavra hebraica traduzida aqui por "instruir" significa INICIAR, COLOCAR NO CAMINHO CERTO, ou seja, EDUCAR, DANDO DIREÇÃO CERTA Á VIDA, AO CARÁTER, PARA QUE SAIBA ESCOLHER O CERTO. É interessante notar que os antigos israelitas usavam esta palavra para descrever o ATO DA PARTEIRA que assistia o parto de uma criancinha PELO QUAL ELA PASSAVA SUCO DE TÂMARA (fruto oriental de gosto azedo) NA BOCA (pelas gengivas) DO RECÉM – NASCIDO PARA CRIAR SEDE E DAR-LHE VONTADE DE MAMAR. Nós, os pais, temos a DIFÍCIL TAREFA de criar nos filhos o DESEJO de escolher e seguir a direção certa. Este processo de educação e treinamento levará TODOS OS VINTE ANOS QUE OS FILHOS NORMALMENTE PASSAM COM OS PAIS EM CASA Definição da palavra "EDUCAR" DO DICIONÁRIO: "APERFEIÇOAR E DESENVOLVER as atividades físicas, intelectuais, e morais de; ensinar; adestrar".

2. CORRIGIR (CORREÇÃO), CASTIGAR, DISCIPLINAR, todas essas palavras se vêem do mesmo verbo na língua hebraica original das escrituras do A.T. Significa: CORRIGIR, ADVERTIR, CASTIGAR, REPREENDER. Incluem a idéia tanto de advertência e ensino verbal, bem como do uso de castigo. No caso de castigo, é mais para EDUCAR do que para PUNIR. (Prov. 22:15 , 23:13 , 29:17 , 19:18 , 13:24).

3. REPREENSÃO (Prov. 29:15). Esta palavra significa CONVENCER, REPREENDER, REVELAR, MANIFESTAR, CHAMAR A ATENÇÃO, JULGAR. O versículo citado liga  A REPREENSÃO VERBAL como maneira acertada de dar SABEDORIA aos filhos.
Segundo as definições dadas, quando um (a) filho (a) faz algo errado, deverá haver censura e reprovação manifestada imediatamente (sem demora).

Podemos dizer, portanto, que o processo de EDUCAÇÃO DOS FILHOS inclui TRÊS OBJETIVOS:
Este processo deverá continuar enquanto a criança estiver sob nosso controle, ou seja nossa autoridade paternal.

ENSINAR O FILHO A OBEDECER OS PAIS

OBEDIÊNCIA quer dizer que a criança ABRE MÃO do direito de fazer sua própria vontade, a favor da vontade dos pais. A Bíblia diz que obedecer aos pais é JUSTO (CERTO, CORRETO):

ENSINAR O FILHO A OBEDECER AOS PAIS COM HÁBITOS, E SEMPRE

Os filhos devem aprender que a OBRDIÊNCIA AOS PAIS nunca será uma questão "aberta", que eles realmente não tem outra opção. A obediência para eles deverá se tornar SEU ESTILO DE VIDA. Os pais deverão averiguar que TODA ORDEM será obedecida, por mínima que seja. Se você, o (a) pai (mãe) achou importante dar a ordem, deverá verificar que é executada. Seja COERENTE, e reforce a ordem, obrigando a criança a conformar sua vontade com a dos pais, imediatamente, e sempre.
Às vezes das crianças quando pequenas, deixa de obedecer uma ordem dos pais, porque não a compreendeu. Verifique se a criança entendeu a ordem dada. Por exemplo, pode ser que não entendeu quando a mãe lhe disse, "Leve o cesto pequeno de lixo do quarto para fora, e despeje na lata grande". Será necessário, no caso, fazer uma demonstração para que a criança, mostrando-lhe como fazer o que lhe é mandado. Assegure-se da compreensão do filho para não o castigar por algo que deixou de fazer por não entender a ordem.

 ENSINAR O FILHO A QUERER FAZER O CERTO POR ESCOLHA PRÓPRIA

Muitas crianças aprendem a obedecer seus pais, e até os obedecer habitualmente, mas como garantir que PERMANECERÃO obedientes aquilo que é certo mesmo "quando envelhecerem"? A diferença entre os filhos que permanecem "no caminho" da obediência dependerá do MÉTODO empregado para lhes ensinar o caminho.

Portanto, podemos concluir que o "instruir ao menino no caminho em que deve andar" será um PROCESSO LONGO E GRADATIVO, pelo qual o filho é ensinado a CEDER Á VONTADE DOS PAIS e educar até que esteja EM PERFEITA HARMONIA com os pontos de vista dele, e ACEITE POR ESCOLHA PRÓPRIA a vontade dos pais, e saiba TOMAR AS DECISÕES CERTAS POR VONTADE PRÓPRIA.


Autor: JERRY DONALD ROSS, Pr
Missionário da Igreja Batista em Vila São Pedro. São Paulo, dezembro de 1.985
Digitalização: Daniela Caetano Pereira dos Santos Março/2002
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker