sábado, 7 de maio de 2011

Icterícia Neonatal


Icterícia Neonatal

Icterícia (banho de luz)
Essa palavra eu não sabia o que significava até o dia que minha filha teve, Icterícia 4 dias depois de nascer, ela estava amarela, o corpinho e os olhos. Teve que tirar sangue e ficar no hospital para tomar banho de luz. Não foi nada agradável. Teve que tirar sangue umas 5 vezes mais ou menos, para saber os níveis  de bilirrubina. Não foi nada agradável.

Mais o que é Icterícia afinal? É caracterizada pelo amarelamento da pele e da eclera( parte branca do olho). Ela é o resultado de um aumento da concentração de bilirrubina no corpo, denominado hiperbilirrubinemia. Bilirrubina é algo que todos nos possuímos; é um subproduto da destruição dos glóbulos vermelhos. Os recém nascidos têm grande quantidade de hemácias circulando pelo sangue, e necessitam destruir o excesso. Esse processo de quebra tem lugar no fígado, que em alguns bebês pode ser imaturo e lento para fazer esse trabalho. O sinal mais precoce de hiperbilirrubinemia é o amarelamento da pele, que começa na cabeça, e dentro de poucos dias, move-se em direção às mãos e pés. Quando se há suspeita de icterícia o pediatra deve ser comunicado e ele certamente pedirá exames de sangue, para saber a dosagem de bilirrubina e determinar os seus níveis. 


O tratamento: Comumente tratada com boa hidratação do bebê e pela fototerapia com uma ultravioleta especial. Se não tratada pode raramente progredir para uma condição chamada kernicterus, que afeta o cérebro e o sistema nervoso central do bebê. Os níveis de bilirrubina podem então continuar a subir, tornando-se danosos para o bebê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker