domingo, 13 de novembro de 2011

Atividades psicomotoras ajudam no desenvolvimento infantil

Pega-pega, pular corda e materiais como massinha, papel e pintura parecem simples brincadeiras, mas podem resultar em benefícios incalculáveis para a vida das crianças. Dentro do espaço escolar, as atividades que estimulam o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos são cada vez mais presentes. Podemos citar a psicomotrocidade como uma intervenção relacionada á educação ou terapia, que tem como objetivo desenvolver a capacidade intelectual e criativa dos indivíduos.

Por meio dessas atividades a criança vive um mundo de possibilidades. Esse segmento permite que o indivíduo conheça o seu próprio corpo e o mundo externo, de modo que o "experimentar" venha à tona. As atividades lúdicas aguçam os sentidos, trazem a percepção de aspectos do cotidiano, reorganizam a idéia de espaço e fortalecem as relações afetivas.

É necessária a vivência corporal ativa desde o início da vida no seu sentido mais amplo. A criança trabalha seu corpo e sua mente e por meio deles procura respostas para suas descobertas. É nesse momento que ela pode ser estimulada através das atividades psicomotoras, o que resulta em enriquecimento do seu potencial, seja pelo conhecimento que foi ensinado ou pelo que ela percebeu instintivamente.

Ao contrario do que se imagina, não só pessoas que apresentam déficit neurológico passam por atividades recreativas. Todas as crianças têm passar por técnicas que aumentem o potencial do corpo, mente, movimento e pensamento, o que assegura o bem-estar físico e mental ao indivíduo.

Blog Crer, ser e crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker