segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cartilha para desfraldar

desfraldar
Uma das primeiras pistas de que o bebê está adquirindo sua autonomia e deixando de precisar da mãe para tudo é o tal momento da “hora de tirar a fralda”. As histórias, as imaginações e os desconhecimentos da criança se contrastam com as incertezas e os diferentes questionamentos por parte dos pais a respeito desse tema, tão novo para ambos, quando se trata do primeiro filho.

O desfralde é um marco no desenvolvimento da criança, já que abre as portas para o bebê iniciar suas ações sozinho, para a alegria (ou o desespero!) dos pais.

Embora não exista qualquer regra que determine a idade ideal para que a criança abandone a fralda, a partir dos 18 meses ela já está fisiologicamente preparada para iniciar este processo.

Nesta idade, ela adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra, mas só isso não basta. Ainda que seu corpo esteja preparado, o desfralde pode ocorrer até os 3 anos, variando do desenvolvimento psicomotor de cada criança. Lembrando que as meninas, em geral, deixam as fraldas antes que os meninos.

Seja qual for a idade do seu filho (a), o importante é saber que os pais e/ou cuidadores são fundamentais nesta fase de transição. Agindo com paciência, respeitando o tempo da criança com naturalidade, eles garantem que este processo aconteça de forma tranqüila.

Pais e/ou cuidadores também devem mostrar à criança a importância dos hábitos de higiene e como e para que serve o banheiro. Este estímulo acaba despertando a curiosidade e conseqüentemente o desejo da criança fazer o mesmo.

Se você já está pensando em iniciar o desfralde, outra dica é não colocar a criança em cima do assento do vaso sanitário sem uma proteção, pois devido ao tamanho do buraco - projetado para adultos - ela poderá cair ou se sentir insegura. Para resolver o problema, basta acoplar um redutor de assento ou utilizar um troninho ao invés do vaso sanitário.

Abaixo, apresentamos uma “Cartilha para Desfraldar”, sugerida por profissionais, com conselhos que podem ser muito úteis para os pais tirarem de letra essa etapa da transição.

1ª semana
Leve o pequeno ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso do cocô, respeite os horários de costume. Espere sempre ao lado dele, sem apressá-lo, até que finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha.

Dica: Cante parabéns e festeje as primeiras vezes do xixi e cocô no vaso ou troninho.

2ª semana
Continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro. Peça que chame quando tiver terminado.

Dica: Recaídas são esperadas. Não dê bronca. Seja motivadora. Em vez disso, diga coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema... Tenho certeza que da próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro!”.

3ª semana
Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas pergunte se não está com vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia.

Dica: Quem deve limpar o pequeno são os pais e/ou cuidadores, mas mostre para ele como se faz, para que ele já se familiarize e mais tarde faça corretamente. Nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro. Estes exemplos serão preciosos para a higiene da criança no futuro.

4ª semana
Agora não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.

Dica: Compre cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivá-la. Tem até modelos com dias da semana, que são muito legais. Permita que a criança participe da escolha de vez em quando. Tudo é válido para mantê-la estimulada.

Fonte da “Cartilha para Desfraldar”: Portal Bebê Abril (http://bebe.abril.com.br/ )

Um comentário:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    TRONINHO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=troninho&IDCategoria=110

    BEBÊ INFANTIL
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker