sexta-feira, 11 de novembro de 2011

[DICAS] Antidepressivos Naturais.


Antidepressivo
Erva de São João

Falta de ânimo, uma sensação de tristeza, pensamentos negativos e ausência de prazer. Esses podem ser alguns dos sintomas de uma doença na qual muitos já ouviram falar, mas nem todos conhecem mais a fundo: a depressão.

O tratamento conta com a assistência de psicólogos e psiquiatras, o uso de medicamentos e a prática de atividade física

Depressão é uma doença que assola a vida de muitas pessoas. Quem já vivenciou essa situação ou acompanhou alguém mais próximo que teve sabe que depressão não é frescura.


Algumas dicas de antidepressivos naturais:

  • A erva de São João é uma plantinha poderosa contra a depressão.
A eficácia da erva de São João foi comprovada por um estudo do Centro de Medicina Complementar de Munique que apontou que a erva tem efeito superior ao do placebo e similar aos medicamentos antidepressivos em depressões leves e moderadas. Para depressões fortes, outros estudos mostraram que não foi mais eficiente que o placebo.
* CuidadosA utilização da erva de São João não deve ser feita sem orientação médica, especialmente em associação com outros medicamentos. As plantas medicinais funcionam como remédios e por isso não podem ser ingeridas arbitrariamente. Outra coisa importante: a erva de São João pode interagir com outros medicamentos, alterando a eficácia dos mesmos. Por isso, o médico sempre deve ser consultado sobre a ingestão desse tipo de planta. Há informações que essa erva pode diminuir a eficácia de anticoncepcionais, remédios de AIDS, dentre outros.
.
  • Correr: . De acordo com a psicóloga Miriam Barros, o hábito de correr pode ser muito útil no combate à doença, mas o conhecimento do problema também é importante para o tratamento e prevenção. A corrida é um antidepressivo natural. Isso porque vai produzir substâncias no cérebro que atuam contra a doença, como a dopamina, uma substância que causa bem estar. Além disso, auxilia no melhor funcionamento dos neurotransmissores, fazendo os neurônios funcionarem melhor. A corrida produz uma sensação de bem estar e prazer. Tem também o fator da motivação. A gente fala também para a pessoa depressiva caminhar e correr ao ar livre, porque o sol e a natureza produzem uma sensação de bem estar.
  • Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra). É uma planta composta por componentes antidepressivos naturais. Pelo menos oito compostos são inibidores de monoamina oxidase, que são compostos capazes de uma potente acção antidepressiva. O uso excessivo (por exemplo mais de 3 chávenas de chá de alcaçus) pode provocar dores de cabeça, letargia, perda excessiva de potássio e pressão arterial elevada, pelo que se aconselha moderação na utilização.

  • Gengibre (Zingiber officinale). Hexistem muito bons motivos para usar o gengibre juntamente com qualquer outro antidepressivo natural. O gingibre tem uma longa história de sucesso no uso popular no tratamento da ansiedade e depressão.

  • Alecrim (Rosmarinus officinalis). O óleo essencial de alecrim é um favorito entre aromoterapistas para o tratamento de depressão. Uma massagem com algumas gotas de óleo de alecrim em óleo vegetal pode fazer maravilhas no tratamento da depressão. Contém um composto chamado cineol, que tem demonstrado estimular o sistema nervoso central. Experimente alecrim cortado em saladas. Outros óleos que aromotrapistas recomendam para o tratamento da depressão incluem o manjericão, camomila, jasmim, lavanda e noz-moscada.

  • Ginkgo (Ginkgo biloba). Estudos cientificos chegaram à conclusão que ginkgo pode ajudar a aliviar depressão, particularmente nos idosos que podem sofrer de redução do fluxo sanguíneo no cérebro. Num estudo realizado por cientistas europeus foram recrutados 40 idosos com sintomas de depressão e com fluxo sanguíneo cerebral reduzido, e que não respondiam satisfatóriamente a antidepressivos farmacêuticos. Foram administradas 80 miligramas de extracto de ginkgo três vezes por dia. O estudo chegou á conclusão que os sintomas de depressão diminuiram significativamente, assim como as faculdades mentais tiveram melhoras consideráveis. Outras ervas com inibidores de monoamina oxidase incluem aipo, coentro, erva-doce e noz-moscada.

  • Banana:  a fruta é rica em triptofano, um antidepressivo natural, que regula os níveis de serotonina no cérebro e melhora o humor das pessoas. Quando ingerido à noite, a substância o acalma e diminui a atividade cerebral intensa, fazendo com que a pessoa consiga se “desligar”com mais facilidade. Os pesquisadores filipinos observaram ainda outras virtudes da banana para a saúde, como os altos níveis de vitamina A, C, K e B6.

  • O grão-de-bico é um alimento muito nutritivo. É constituído por fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. A propriedade que mais se destaca no grão de bico é de que este ajuda na boa disposição e bom humor, pois possui  um aminoácido chamado triptofano que actua como um anti-depressivo natural, ajudando a reduzir a ansiedade e a tensão.
  • Prática de meditação. Vários estudos cientificos chegaram á conclusão que a meditação tem um papel destacado na redução da ansiedade, stress, e de outras doenças como a depressão. A prática da meditação é um método totalmente grátis, que não pode ser comprado nem vendido numa farmácia. A posologia adequada sugere duas doses diárias. O doente só precisa dispor de tempo para tomar contato consigo mesmo, apropriar-se de seu corpo e mente, tornar-se por alguns instantes senhor de seus pensamentos. O que se espera é que desenvolva a capacidade de alcançar um estado de presença absoluta.
OBS: Não se auto medique,somente seu médico tem condições de receitar o medicamento que melhor se adapte ao seu organismo!

É comum que uma pessoa indique pra você o medicamento que ela está usando, pois ela se adaptou bem a ele, mas isso não quer dizer que será bom pra você também.
Não existe remédio natural, natural é você não tomar remédio! Se tiver que tomar qualquer coisa, que seja por indicação médica!

Não há nenhum remédio natural ou sintético, que não tenha contra indicação. Procure uma orientação médica.

Psicólogos são ótimos para nos ajudar a descobrir onde está localizada a origem do sentimento que causa a tristeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...