sexta-feira, 29 de abril de 2011

7 dicas para voltar ao trabalho e continuar amamentando

Dicas valiosas para quem retorna ao trabalho mais quer continuar amamentando. 


Raquel Fernanda




A ansiedade pode bater e é normal. Mas algumas medidas podem ajudar você a voltar à ativa e garantir o aleitamento
  Ana Paula Pontes

 ShutterstockDepois daquele seu receio inicial se conseguiria amamentar, os meses passam e o aleitamento se torna algo mais fácil. Então, você se depara com os dias de volta ao trabalho se aproximando e bate aquele aperto no peito se manter a amamentação será mesmo possível. Fique tranquila! Em primeiro lugar, converse com o pediatra do seu filho para ele orientar sobre a alimentação do bebê. Para as mães que têm o direito à licença-maternidade de 6 meses, nessa mesma fase, o período de aleitamento exclusivo termina, e a criança já começa a experimentar novos sabores. Saiba que com um pouquinho de organização e preparação alguns dias antes vai dar tudo certo.


A retirada
Você tem três opções: manual, bombinha manual e elétrica. Não há um jeito mais eficaz, e sim aquele ao qual você se adapta melhor. Há mulheres que tiram com a mão e sai mais do que com auxílio de bombinhas. Se optar pela elétrica, saiba que ela é mais cara, mas você pode ser aluga da (busque na internet algum site que ofereça o serviço na sua região). Um cuidado especial: para não machucar o mamilo, nunca deixe que a pressão do acessório seja forte demais.


Banco de leite em casa
Comece a guardar o alimento do seu filho 15 dias antes de retornar ao trabalho. Isso vai deixar você mais tranquila. Lembre-se de guardar o leite em frascos de vidro e esterilizados (basta fervê-los por 10 minutos e deixar que sequem naturalmente sobre um pano de prato limpo). Na geladeira, pode ser guardado por, no máximo, 24 horas e no freezer, por 15 dias. Coloque etiquetas com a data do dia que retirou o leite para usar primeiro os frascos que estão por mais tempo. O melhor é retirar o leite excedente após as mamadas ou aguardar uma hora e meia depois que o bebê for amamentado, para dar tempo de encher as mamas novamente.


Mamadeira já?
Você tem receio de o seu filho não aceitar o leite na mamadeira ou no copinho? Não fique aflita! Para não aumentar a ansiedade das mães, alguns médicos acreditam que não é necessário esse "treino" antes de voltar ao trabalho. Afinal, na hora que bater a fome, o bebê vai mamar. Outro detalhe é que perto de você, ele vai preferir o peito e, provavelmente, vai recusar a mamadeira. Mas, se ficar mais tranquila de saber que ele pegou a mamadeira ou o leite no copinho, peça, então, para que uma outra pessoa faça isso por você uns dias antes do retorno ao trabalho. Pode ser a babá que vai ficar com ele, sua mãe, uma amiga. O importante é ele não notar sua presença naquele momento. Ele vai resmungar, mas é normal. Também não tenha medo de que ele irá desistir de mamar no seu peito porque está tomando a mamadeira ou copinho. Continue com a amamentação em casa nos horários em que estiver (a sucção do bebê é o melhor estímulo para a produção do leite), como pela manhã e ao chegar. Se ele estranhar um pouquinho, faz parte. E relaxe!

No trabalho...

Momento só seu
O ideal é você retirar o leite no trabalho mais ou menos nos mesmos horários em que ele mamaria. Mas, como a gente sabe que isso nem sempre é possível, escolha um momento mais tranquilo ou quando perceber que as mamas estão cheias. Procure um local agradável e sem muitas pessoas por perto. Lave as mãos, prenda os cabelos e evite falar enquanto tira o leite. Nessa hora, foque o pensamento no seu bebê, nos momentos gostosos em que estão juntos, nas risadas que ele dá para você. Vai fazer diferença!


Roupa adequada
Para facilitar o momento da retirada do leite, opte por blusas com abertura na frente. Você vai se sentir melhor. Deixe os vestidos e blusas mais fechados para usar em outros momentos.


Alimentação e hidratação
Não é porque você voltou ao trabalho que deve relaxar com a sua saúde. Muito pelo contrário. Para ajudar na produção de leite, você precisa tomar bastante líquido (deixe uma garrafa grande na sua mesa) e fazer um lanchinho no meio da manhã e da tarde. E um exercício diário (apesar de, claro, não ser nada fácil): não deixe o estresse do dia a dia contaminar esse momento da maternidade.


Como guardar
No trabalho, você vai precisar deixar esse leite armazenado em uma geladeira até o horário de ir embora. O ideal é que ele fique longe de alimentos que cheiram demais, como embutidos ou temperos. O leite materno adere aos cheiros e o bebê pode estranhar. Para transportá-lo para casa, coloque o frasco em uma bolsa térmica e depois transfira rapidamente para o freezer.

Artigo Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, estou imensamente grata pela sua visita.
Deixe seu comentário, o seu olhar também melhora o meu.
Forte abraço,
Volte Sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
E-familynet.com Ticker